Gestão

 

Gestão da Qualidade

 

Em 19 de agosto de 2005 o BVQI certificou que o Sistema de Gerenciamento da Engeclam encontra-se em conformidade com os requisitos das Normas:

 

  • ISO 9001:2000
  • PBQP-H Nível A

 

As certificações permitem mostrar ao mercado que a Engeclam mantém um sistema de gestão da qualidade, o que significa que suas obras contêm um nível muito baixo de risco associado com a não-qualidade. O certificado ajuda na tomada de decisão, por parte do cliente, no processo de escolha de seus fornecedores, principalmente quanto ao custo da eventual não-qualidade, dos produtos adquiridos.

As Normas ISO Série 9000 inicialmente objetivam padronizar internacionalmente a implementação e uso de Sistemas de Qualidade como ferramenta gerencial. Mas as empresas que mantém seus Sistemas implantados passam a experimentar também os benefícios de aumento de eficiência em função de uma organização mais efetiva.

Apresentar um certificado internacional de Sistema da Qualidade é um fator fortemente considerado no momento da contratação de fornecedores de produtos e serviços.

O PBQP-H, que é um programa brasileiro, se propõe a organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

A busca por estes objetivos envolve um conjunto bastante amplo de ações entre as quais se destacam as seguintes: qualificação de construtoras e de projetistas, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão de obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, aprovação técnica de tecnologias inovadoras, e comunicação e troca de informações. Desta forma, aumenta a competitividade no setor, melhora a qualidade de produtos e serviços, reduz custos e otimiza o uso dos recursos públicos. O objetivo de longo prazo é criar um ambiente de isonomia competitiva que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país e, em especial, o atendimento das famílias consideradas de menor renda.

Fazem parte do Programa diversas entidades representativas de construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes, comunidade acadêmica e entidades de normalização, além do Governo Federal.

 

Gestão Ambiental

 

Reciclagem (PRODER)

 

Através do PRODER (Programa de Destinação de Resíduos) a Engeclam conscientiza seus colaboradores sobre a reciclagem dos resíduos em obras e a importância da preservação do meio ambiente, separando os tipos de resíduos voltados para a reciclagem dos mesmos.

 

 

Premiações

 

Premiações

 

  • Excelência Empresarial 2007

 

Em 2007 a Engeclam foi vencedora do Prêmio Excelência Empresarial (Sebrae – GERDAU – Categoria Indústria), que reconhece os esforços, iniciativas e ações que as organizações de Minas Gerais estão realizando para a melhoria da sua gestão, com resultados e ganhos de qualidade, produtividade, rentabilidade e conseqüente contribuição para a sociedade

O critério de avaliação adotado pelo Sebrae foi baseado nos seguintes princípios/fundamentos, que devem ser continuamente realizados pelas empresas que buscam sucesso neste mercado globalizado:

 

  • Liderança e constância de propósitos
  • Visão de futuro
  • Foco no cliente no mercado
  • Responsabilidades social e ética
  • Decisões baseadas em fatos
  • Valorização das pessoas
  • Abordagem de processos
  • Foco nos resultados
  • Inovação
  • Agilidade
  • Aprendizado organizacional
  • Visão sistêmica

 

    

 

5º Reconhecimento Nacional às Micro e Pequenas Empresas

 

Em 2008 o Sebrae e o MBC – Movimento Brasil Competitivo - através do “Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” homenagearam as vencedoras do “Prêmio Excelência Empresarial 2007”, dentre elas a Engeclam, vencedora na categoria Indústria, do prêmio concedido às micro e pequenas empresas que se destacam na gestão de seus negócios. Na ocasião o diretor da Engeclam, Eduardo Moreira, destacou para os presentes a solenidade realizada em Brasília, que ganhar o prêmio é “ter o reconhecimento de ser um empresário vencedor, por adotar em sua empresa os critérios de qualidade, produtividade e competitividade, principalmente na gestão de pessoas, a fim de ter uma empresa cada vez mais eficaz, contribuindo para o crescimento e sobrevivência dos pequenos negócios neste país”.

 

    

 

R. Carlos Campos Motta 598 - Bairro Itatiaia - CEP 31360-660
Fone / Fax: (31) 3469-4400 | E-mail: engeclam@engeclam.com.br